Aeroviários lançam campanha salarial no Rio

14 de novembro de 2014

Sem Título-1 cópiaCom assembleias nos aeroportos Internacional Tom Jobim, complexo do Galeão, Santos Dumont e de Jacarepaguá, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Aéreo do Município do Rio de Janeiro (Simarj) iniciou dia 7 de novembro a campanha salarial 2014/2015 dos aeroviários do Rio. Segundo o presidente do Simarj, Rui da Silva Pessoa, os trabalhadores querem reajuste de 11% e aumento de 20% nos pisos salariais, além de outras reivindicações. A próxima rodada de negociação com os patrões está marcada para 17 de novembro, em São Paulo. A data base da categoria é 1º de dezembro.

Entre as cláusulas econômicas na Pauta de Reivindicações aprovada pelos trabalhadores estão, ainda, 1% a título de anuênio ao completar três anos de trabalho contínuo; vale refeição de R$ 18,00 para jornada até 6h e de R$ 24,55 para jornada de 8h; diária de hospedagem e alimentação de R$ 51,66; seguro de vida de R$ 30 mil e vale alimentação (cesta básica) de R$ 353,16. “Numa primeira reunião preliminar com o patronal, em 22 de outubro, conseguimos a garantia da manutenção da data base em 1º de dezembro e da participação nas reuniões de negociação coletiva de Sindicatos de Aeroviários recentemente fundados em alguns estados e municípios que ainda não têm a carta sindical. Firmamos, também, um calendário de reuniões para negociação, que definiu 10 de dezembro como a data limite para fecharmos o Acordo Coletivo”, ressaltou Rui Pessoa.

O presidente do Simarj disse que a participação e mobilização da categoria é fundamental para a conquista da reposição de 100% do INPC mais aumento real. “Estamos na luta e é importante que estejamos imbuídos dos mesmos objetivos, unidos e conscientes do que queremos. Nossa mobilização e unidade é a nossa força nesses momentos de decisão”, arrematou Rui Pessoa.

Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ