Aeroviários demitidos após paralisação voltam ao trabalho

Voltar

6 de janeiro de 2014

Aeroviários demitidos após paralisação voltam ao trabalho O Sindicato dos Aeroviários do Rio de Janeiro conseguiu reintegrar três trabalhadores, demitidos da Swissport em represália a paralisações feitas na empresa dias 8 e 29 de novembro, para reivindicar melhores condições de trabalho. Paulo Renato da Silva, Jackson Domingos da Silva e João Batista do Nascimento voltaram à empresa, por determinação do Ministério Público do Trabalho, após denúncia do SIMARJ ao MPT. Os três estão com os nomes relacionados para concorrer a futuras eleições na Swissport para escolha de representantes sindicais.

 As paralisações, com adesão de quase 100% dos empregados, aconteceram em protesto por aumento salarial, o não pagamento do adicional de periculosidade, descontos indevidos, horas extras não pagas, assédio moral de supervisores, entre outras irregularidades. “Os trabalhadores foram ameaçados antes e depois das paralisações por coordenadores e foram anunciadas represálias. Vieram as demissões daqueles que eles consideraram líderes do movimento, o que gerou insegurança nos demais”, afirmou o presidente do SIMARJ, Rui da Silva Pessoa. “Outros foram demitidos e, os que ficaram na empresa, tiveram as folgas de fim de ano canceladas ou trocadas”, completou o dirigente sindical.

Segundo Rui Pessoa, mais de 20 foram demitidos, mas, além dos três reintegrados, outros três também desejam voltar à empresa. “Portanto, a luta continua. A maioria dos demitidos nem quer voltar, porque temos provas que a empresa trata muito mal seus empregados”, assinalou Rui Pessoa. O presidente do SIMARJ disse que seu Sindicato vem “matando um leão por dia” para garantir dignidade e respeito ao trabalhador. “Estamos em plena campanha salarial. A data base é 1º de dezembro, mas as negociações prosseguem”, arrematou Rui Pessoa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar