8 de Março

1 de março de 2013

redimensionar_imagemAs Mulheres cada dia que passa surpreendem mais, tanto que está virando modismo chamar algumas delas de “Mulher Alfa” para se referir à profissional independente, obstinada, combativa, realizadora, assertiva, que exerce profissões liberais, é empreendedora e ocupa posições de mando. Com isso, parece que todas as demais mulheres são destituídas dessas virtudes. Não concordo. As mulheres têm avançado no mercado de trabalho, mas os problemas também.

Estão muito independentes, sendo reconhecidas, caminhando lado a lado com os homens, Compartilhando de Direitos e Vitórias. No Brasil Mulheres alcançaram cargos que eram restritamente de homens, e hoje são reconhecidas e competentes para esses cargos, tanto na sociedade civil, nas Forças Armadas como na Presidência da República.

Mas nem tudo são rosas. As mulheres enfrentam dificuldades crescentes. A grande maioria das que trabalham é forçada a combinar os papéis de funcionárias, mães, esposas e donas de casa. Elas gastam no trabalho, em média, 50 horas por semana (contando o tempo de deslocamento) e despendem, em média também por semana, 22 horas adicionais nos serviços domésticos, enquanto os homens gastam só 10 horas.

No mundo de ontem e de hoje, os idosos experientes representam sabedoria, dando sua contribuição aos jovens que hoje caminham para o futuro escolhido.

Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo. Feliz do homem que por um dia souber entender a Alma da Mulher!

Parabéns para você Mulher, nesse seu Dia Internacional em 2013!

Confira aqui o Calendário de Comemorações do Dia Internacional da Mulher da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres

Vera Lucia Motta Chaves é secretária da Mulher da Força Sindical/RJ e do Sindicato dos Aposentados/RJ