5º Congresso Nacional dos Aposentados discute Reforma da Previdência

27 de novembro de 2017

Congresso Aposentados 2017

De 28 a 30 de novembro, cerca de 1 mil participantes, de 80 subsedes em todo o Brasil, como a do Rio de Janeiro, estarão reunidos no Centro de Integração e Valorização do Idoso – CIVI, em Americana, interior de São Paulo, para a realização do 5º Congresso do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, maior entidade da categoria na América Latina.

O 5º Congresso acontece em meio a um período de transformações nos direitos sociais, que ainda poderão sofrer outras grandes alterações caso aprovada a Reforma da Previdência, em pauta no Congresso Nacional. Sob esse contexto, os desafios para os representantes de todo país são os de compreender as mudanças e, ao mesmo tempo, encontrar alternativas para defender e assegurar os direitos da população idosa brasileira.

Ainda que constituído por cidadãos que já encerraram seu ciclo de trabalho, o Sindnapi não se restringe a lutar por direitos dos aposentados, pensionistas e idosos. Sua atuação é muito mais ampla: compreende também os trabalhadores que estão na ativa que, frente às mudanças trabalhistas, encontrarão muitas adversidades para se aposentar.

Além das discussões sobre reformas e mudanças na legislação, que integram o plano macro do debate, outro eixo do Congresso analisa as estratégias e ações para o fortalecimento interno do Sindicato dos Aposentados em todo o país.

O desafio dos novos representantes do Sindicato dos Aposentados para os próximos cinco anos será o de conciliar a expansão territorial, por meio da abertura de novas sedes e a ampliação do número de sócios, mas de uma maneira sólida, com a realização de trabalhos consistentes desenvolvidos em cada base. Daí a importância do debate, traçar metas e definir os rumos que a entidade seguirá ante esse novo país que emerge, mas que ainda mantém profundos problemas sociais.

Fonte: Sindnapi

Foto: Divulgação Sindnapi