1º de maio: Sintraconst-Rio sorteia motos e reforça luta por empregos

3 de maio de 2016

Festa Const Civil 2016 .2

Milhares de operários e seus familiares lotaram a quadra da Unidos da Tijuca, no Centro do Rio, neste 1º de maio, para a tradicional Festa do Dia do Trabalho, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio (Sintraconst-Rio). O evento, que começou às 9h e foi até o fim da tarde, sorteou entre os sindicalizados dezenas de eletrodomésticos, como TV 40 polegadas, notebook e microondas. Além disso, foram sorteadas duas motocicletas 0 km.

A festa ainda se transformou num ato em defesa dos empregos e pelo fim da crise econômica e política que assola o Brasil.

Quem compareceu à comemoração pode saborear churrasco completo, oferecido pelo Sindicato, com direito a bebidas e acompanhado do pagode do grupo Dá Pra Ser e da bateria da Escola de Samba Unidos da Tijuca. Já as crianças tiveram seu espaço exclusivo com pula-pula, brincadeiras de arco e flecha, esgrima, entre outras atividades.

Festa Const Civil 2016 .4jpg

Neste ano, mesmo com a crise que derrubou empregos em todo o Brasil, o Sindicato manteve o tradicional evento em respeito a toda categoria.

Alcimar do Carmo, ajudante na obra de reforma do Hospital Samaritano, em Botafogo, chegou cedo com sua família ao evento. Ele acompanhava, ao lado de sua esposa, seu filho Cristian, de 9 anos, que se divertia na área exclusiva para as crianças. “A festa está muito bem organizada. Estamos bem confortáveis”, disse Alcimar.

Aposentados

Além das crianças, os aposentados da Construção Civil tiveram espaço exclusivo na festa, como Severino Bernardino, de 77 anos, e sua esposa, Erineia. Morador de Queimados, ele não perde a comemoração, todos os anos. “É bom dar uma volta, sair de casa”, contou Severino, carpinteiro aposentado há 10 anos.

Já Ernesto Cardoso, de 68 anos, que estava numa mesa ao lado, salientou que as comemorações do Sintraconst-Rio também são uma oportunidade para “se atualizar das notícias da política e da luta dos aposentados”.

Mais empregos, menos crise

O presidente Carlos Antonio de Souza, também vice-presidente da Força RJ, lembrou das bandeiras dos trabalhadores diante do cenário econômico e político frágil que o Brasil enfrenta e informou sobre o andamento das negociações sobre o reajuste salarial com os empresários. Nesta semana, uma nova reunião será feita em busca de um acordo. “Em função do cenário econômico e político brasileiro, as negociações estão complicadas. Os patrões querem tirar direitos conquistados a muito custo pelos operários. E isso nós não vamos permitir”, garantiu Carlos Antônio.

E completou: “Nós vamos negociar para chegar a um acordo. E isso demora. Não adianta fazer um acordo que gere desemprego depois. É bom lembrar que somos os protagonistas da história desse país, e assim nós vamos seguir na luta”.

Carlos Antônio também falou aos trabalhadores sobre o enfrentamento político que o Brasil tem pela frente. “Os empresários não investem até que se resolva as questões de ordem política. Ninguém quer investir sem segurança política e jurídica. Estamos vivendo um momento ruim para a história do país”, opinou, para depois dizer que é preciso uma mudança na política e na economia. “Enquanto não mudar, vamos ter juros e inflação alta, além do desemprego”, destacou.

Premiados da festa

Festa Const Civil 2016 .1

Os principais ganhadores do dia foram Antônio Carlos Gonçalves, de 54 anos, morador de Belford Roxo, e João Mariano de Oliveira, de 82 anos. João, que é aposentado, não conseguia esconder a felicidade pelo prêmio. “Vou vender a moto e ficar com o dinheiro”, confessou ele.

O mesmo deve fazer Antônio, que é montador. Ele foi demitido em março em função da crise que atinge o país. “Esse dinheiro vai dar um grande alívio”, disse ele, com os olhos marejados.

O pedreiro aposentado Paulo Fernandes de Oliveira, 54 anos, ganhou um notebook no sorteio. Outro  operário que saiu com o sorriso de orelha a orelha e carregando uma TV de 40 polegadas foi o operador de betoneira, Geraldo Barbosa.

O vice-presidente da Força Sindical RJ e presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Rio de Janeiro, Isaac Wallace de Oliveira, prestigiou o evento e lembrou que o momento exige que os sindicatos expliquem aos trabalhadores sobre a situação política e econômica do Brasil. “E este é um ano de eleição. Vamos cuidar do voto. Há uma crise com mais de 10 milhões de desempregados”, ressaltou.

Participaram ainda da festa o coordenador do Legado Olímpico da Prefeitura do Rio, Alex Barros, e os sindicalistas Maria Aparecida da Silva (Frentistas RJ), Sandoval Marques (Químicos de Nova Iguaçu) e Marcelo Peres (secretário de Imprensa e Comunicação da Força RJ), entre outros.

Atuação sindical

A servente Priscila Ribeiro, de 29 anos, aproveitou a comemoração do Dia do Trabalho na quadra da Unidos da Tijuca para agradecer a atuação do Sintraconst-Rio. Ela recebeu R$ 26 mil de seguro que a família do trabalhador tem direito em caso de morte do operário –  conforme determina a convenção coletiva. No caso de Priscila, quem faleceu foi sua mãe, que era servente de uma empresa terceirizada da João Fortes em uma obra no Recreio dos Bandeirantes.

“Eu trabalhava com a minha mãe como servente na obra. Ela morreu e eu nem sabia que tinha direito ao seguro. A empresa também não falou nada. Disse que ia pagar só a rescisão”, contou Priscila.

Mas, durante uma visita do Sintraconst-Rio no canteiro há cerca de um mês, ela conversou com representantes do Sindicato, que a informaram sobre seus direitos. Com o dinheiro, a servente conseguiu dar entrada em uma casa própria.

O Sintraconst-Rio lembra que quando a empresa não tem seguro de vida coletivo, o trabalhador deve denunciar o caso ao Sindicato pelo telefone (21) 2196-1606 ou 2196-1607. “Vamos até o fim para garantir o cumprimento da convenção coletiva de trabalho”, frisou o presidente Carlos Antônio.

Talento

Festa Const Civil 2016 .3jpg

Além do pagode do grupo Dá Pra Ser e da bateria da Unidos da Tijuca, a comemoração de 1º de maio foi animada pela batida do funk de Paulo Giovani Rosa, o MC Gi. Ele, que é ajudante em uma obra da empresa Cury, na Pavuna, participou do concurso de talento do Sindicato e trouxe seu show com a temática do combate ao mosquito Aedes Aegypti, acompanhado da dançarina Priscila.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Com Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio.

Fotos: Divulgação Sintraconst-Rio.

Carlos Fidalgo