Sinpospetro-Niterói cobra rigor na fiscalização após acidente em posto em São Gonçalo

11 de abril de 2017

Acidente em São Gonçalo

O Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Niterói e Região (Sinpospetro-Niterói) entrou com nova ação no Ministério Público do Trabalho de Niterói contra nove postos da Rede Osórios, pedindo a instauração de inquérito civil público para investigar “graves irregularidades”, entre elas a realização do curso de capacitação previsto na Norma Regulamentadora 20 (NR 20) e o fornecimento de equipamentos de segurança para os empregados da rede.

Isso aconteceu depois que o presidente do Sindicato, Alex Silva, e o diretor Lucas Barbosa visitaram o Posto Osório’s, no bairro Colubandê, em São Gonçalo, neste fim de semana, após acidente que matou Érica Lima e feriu o motorista Jorge Siqueira e mais duas pessoas, entre elas, um frentista. Outro frentista, que trabalhava naquele plantão, está em estado de choque.

O Sindicato já fez denúncias anteriores contra o posto, tanto no MPT quanto no Ministério do Trabalho, pedindo, entre outras medidas, a realização do curso de qualificação dos trabalhadores, previsto na NR 20, norma que estabelece os requisitos mínimos para a gestão de segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes com extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

“Além de não terem tido, ainda, o curso de capacitação previsto na NR 20 para saber como lidar nessas situações, os empregados trabalham sem equipamentos de proteção. Na visita que fizemos ao posto neste fim de semana, nos surpreendemos com um frentista, sem camisa, limpando as canalhetas da tubulação de GNV (Gás Natural Veicular) do posto, uma função que não lhe cabia”, afirmou Alex Silva.

Lucas e Alex São Gonçalo

O acidente aconteceu na noite de sábado (8), por volta das 21h30. O botijão de GNV explodiu quando Jorge Siqueira abastecia o carro e conversava, do lado de fora mas próximo ao veículo, com Érica Lima, 27 anos, que aguardava no banco do carona. “As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil, mas o vídeo do momento do acidente mostra claramente que recomendações de segurança não foram observadas”, completou Alex Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sinpospetro-Niterói

Fotos: Divulgação Sinpospetro-Niterói